Veja também

O que comer na praia?


O verão é, definitivamente, a estação mais gostosa do ano pra mim. Mas é preciso ter cuidado com os alimentos!

Vejo, em muitos sites e blogs femininos, falar sobre calorias como se elas fossem as grandes vilãs do aumento de peso. Mas muitos alimentos com baixa caloria tem alto teor de gordura. E ai? Aí que caloria se queima e gordura se armazena.

Com dieta balanceada e prática regular de exercícios físicos, a queima de gordura ingerida é facilitada, mesmo assim, queimar calorias é muito mais fácil. Por isso, leia as informações nutricionais primeiro pelas gorduras e depois pelas calorias. Assim você se previne de ingerir alimentos altamente prejudiciais à saúde e que tendem a aumentar gordurinhas localizadas!

Agora, no verão, os exercícios físicos ficam mais restritos pra quem viaja ou vai à praia. E ai os cuidados têm de ser redobrados! Vejam minhas dicas de alimentos recomendados:

O Gnt fez uma lista com alguns produtos consumidos nas praias, mas ressaltou apenas o valor calórico (errado em alguns casos). Cuidado!

Milho
Gorduras: 1g
Calorias: 170cal
Fibras: 2,3g
Proteínas: 3g
Sódio: 13mg

Queijo Coalho 
Gorduras: 13,8g
Calorias: 85cal
Fibras: 0g
Proteínas: 11g
Sódio: 435mg

Biscoito de Polvilho (Globo - pacote)
Gorduras: 3,8g
Calorias: 120cal
Fibras: 0,8g
Proteínas: 0g
Sódio: 127,5mg

*Alguns pacotes de biscoito de polvilho podem conter até 5g e gorduras totais.












Prefira sempre consumir alimentos assados ou cozidos, ao invés de frituras. No caso de peixes fritos, que vem em postas ou inteiros, tente tirar a pele e comer apenas a carne, assim você não ingere farinha frita em óleo. 

Produtos naturais são sempre a melhor opção: sanduíches caseiros, frutas, salada de frutas, água de coco, frutos do mar, sucos, saladas de verduras e legumes, barras de cereais caseiras.

O sanduíche natural de que mais gosto é o de peito de peru, recomendado, inclusive, pelo meu nutricionista esportivo. Lá vai a receita:

Sanduíche Peito de Peru
2 fatias de pão integral light
1 colher de azeite extra virgem
2 fatias de peito de peru 
Salada: alface, tomate, cenoura, beterraba, palmito, o que você quiser (sem extrapolar!)

O peito de peru pode ser substituído por um ovo cozido ou mexido no azeite. Evite fritá-lo, principalmente em óleo.



*Prefira fazer você mesma o seu sanduíche natural que comprá-lo na rua!

No último post comentamos sobre alguns sucos delícia para este verão. Eles são uma ótima opção para hidratar o corpo, alimentar o organismo e ajudar no bronze, na eliminação de toxinas e na disposição. O ideal é misturar frutas, adicionar legumes e grãos. Eu recomendo chia, linhaça e quinoa, sem precisar usar as três no mesmo suco. 

Existem várias receitas de suco verde (que eu amo), mas a que mais faço é esta aqui:

Suco Verde 
2 laranjas
1 folha de couve (sem talo)
1 rodela média de gengibre
1 rodela média de abacaxi
1 colher de sopa de linhaça ou de quinoa
Uvas passas a gosto para adoçar

Você pode usar 3 limões no lugar das laranjas se preferir um suco mais ácido. 

Também pode escolher a chia como grão no café da manhã ou à tarde. Ela ajuda a saciar a fome!




As uvas passas podem ser substituídas por gotas generosas do adoçante Línea, feito de sucralose - edulcorante derivado da cana-de-açúcar com 0 calorias e irrestrito para diabéticos! 

Eu prefiro o adoçante em gotas, porque é mais fácil de medir a quantidade de doce a adicionar. O saquinho costuma conter mais que o necessário e desejado.

Água de coco é essencial no verão e, principalmente, na praia. Além de hidratar o corpo, faz bem pra pele e alimenta o organismo. Partir o coco e comê-lo por dentro é outra coisa, não se engane: a parte interna do coco, que não é água, contém bastante gordura. Ainda que não seja das piores é bom evitar comê-la toda vez que beber a água.


Água de Coco (1 xícara)
Gorduras: 0,48g
Calorias: 46cal
Fibras: 2,6g
Proteínas: 1,73g
Sódio: 253mg


*Vale ressaltar: a quantidade de sódio diária é de 2g, mesmo assim, se você consumir algum produto com alto teor da substância não se desespere: beba muita água para eliminar o sódio e tudo ficará bem!



O consumo de frutos do mar no verão é quase clichê. Eu mesma não troco um peixe, um camarão ou uma lagosta por um filé! Mas a dica é: evite comê-los fritos! Fora isto está totalmente liberado. Além de serem proteínas, frutos do mar contém um óleo extremamente saudável e essencial que é o Ômega 3 - que ajuda na atividade anti-inflamatória, na redução de colesterol e da pressão arterial, além de reduzir o risco da contração de doenças como diabetes, acidentes vasculares e alguns tipos de câncer.

Caranguejo (100g de carne)
Gorduras: 1,77g
Calorias: 102cal
Fibras: 0g
Proteínas: 20,2g
Sódio: 279mg

*Lembrem-se de que um caranguejo médio pesa de 500g a 1kg, tendo a porção de carne bastante reduzida.



Para finalizar, as barras de cereal! Eu sei que nos supermercados encontramos mil variedades delas, mas acreditem, as industrializadas costumam ser a pior opção. Elas são ricas em açúcar e gorduras, sem conter muitos cereais. Uma indicada por meu nutricionista é a Levittá Sementes. Minha preferida é a de Gergelim com Linhaça.

Ela é composta basicamente por dois grãos, maltodextrina - carboidrato completo derivado do amido de milho - e edulcorante natural - substância natural ou artificial que adoça e não contém calorias.

Barra Gergelim e Linhaça (10g)
Gorduras: 3,3g
Calorias: 40kcal
Fibras: 0,5g
Proteínas: 1,4g
Sódio: 4,8g

*Contém glúten










A melhor opção é fazer a sua própria barrinha de cereais. Eu sigo uma nutricionista do Maranhão no Instagram que posta dicas incríveis de comidinhas saudáveis e deliciosas. Procure-a por @carolalvesnutri. Há dois dias, ela postou uma foto com receita de barrinha caseira. Veja só:

Barra de Cereais caseira
4 colheres (sopa) de aveia
1 colher (sopa) de linhaça
1 colher (sopa) de chia
3 colheres (sopa) de Goji Berry ou de uva passa
1 colher (sopa) de mel
1 coolher (sopa) de xarope de glucose

Faça as barrinhas em forma untada e leve ao forno por apenas 5 minutos!

Depois destas dicas, é só curtir o que nos resta de verão. Espero que as sugestões tenham sido proveitosas. Logo logo volto com mais dicas de alimentação!

Beijinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares